Quem está planejando o casamento, sabe o quanto pode sair caro o vestido dos sonhos. Muitas noivas estão optando por ir aos Estados Unidos ou a Europa para comprar o vestido por conta do valor, que dependendo do modelo e estilista pode sair bem mais em conta.

É importante ter em mente os custos com a viagem porque dependendo desse valor pode não valer a pena. O ideal é conciliar com alguma viagem já programada para fazer a compra. Se esse não é o seu caso, mas você tem milhas, já começa a ser interessante também, já que você elimina um dos grandes custos da viagem. A hospedagem também influi na conta final. Tente fazer um roteiro bem elaborado para ter um melhor aproveitamento, ao invés de ficar uma semana, tente ficar 3 dias.

No Brasil, o primeiro aluguel sai não sai por menos de 6 mil reais, já para a compra a partir de 15 mil – isso pensando num modelo simples. Um modelo mais sofisticado custa a partir de R$10 mil o aluguel!

O dólar tá alto, o euro mais ainda, porém  vale a pena comprar no exterior, mas é necessário pesquisar antes o estilo que você procura para ter uma ideia de preço. Uma das marcas mais procuradas é a Pronovias, que têm modelos de vestidos clássicos, a partir de 500 euros. Na Europa há a vantagem do Tax Free, que possibilita o reembolso do imposto pago. Os modelos luxuosos de Monique Lhuillier estão à venda no Brasil por preços de 15 a 45 mil reais. Já em Miami começam em U$ 3.500 e podem chegar a U$ 10.000.

Separei alguns modelos da Pronovias para terem uma ideia de preço!

Esses custam de 500 a mil euros

400 500-700

Esses de 1000 a 1500 euros

1100 a 1200 1200-1300 1300-1400

De 1500 a 2000 mil euros

1700 montagem2 1700 montgem 1800 1900 2000

A grande vantagem de comprar fora do país, além do preço, é a variedade de modelos que você encontra, já que no Brasil vem apenas uma parcela dos modelos disponíveis. O grande risco ao efetuar a compra é ser taxada na alfândega, nesses casos o preço fica 50% mais caro. Então coloque na ponta do lápis essa possibilidade. Outra desvantagem é em relação aos ajustes, por mais que o vestido seja perfeito, sempre é necessário apertar, fazer barra, subir uma alça, e você precisa além de um ótimo profissional, colocar esse custo extra na planilha de gastos.

Miami e Nova York são os principais destinos e há empresas especializadas nesse segmento, que indicam as principais lojas de acordo com o orçamento, além de marcar os horários e viabilizar melhor o seu tempo nos Estados Unidos. Selecionei duas empresas que fazem esse tipo de serviço:

O trabalho da HELP BRIDE NYC começa bem antes da chegada da noiva em Nova York. Ao contratar o serviço, eles já enviam um questionário de estilo e budget para recomendar o ateliê mais apropriado, assim não há perda de tempo. Com modelo, estilo e preço em mente, eles organizam uma agenda personalizada para cada noiva – com horário em todos os melhores ateliês, organizados por bairro. Ao chegar em NYC, a empresa envia para o hotel, a agenda com endereços, horários e nome de quem as receberá em cada local. Outro diferencial é o acompanhamento nos ateliês para as noivas que vão sozinha ou querem uma opinião e ajuda nos ateliês.

A Dress Voyage com sede nos Estados Unidos é uma empresa inovadora no mercado de consultoria para noivas, onde disponibilizam o serviço de concierge sob medida para cada cliente na cidade de Miami, auxiliando em um momento tão importante que é a escolha ideal do vestido de noiva e itens diferenciados para o casamento. Para contratar os serviços é necessário cadastrar-se gratuitamente no site,  entrar com o login e senha e preencher o questionário de Viagem para EUA. Após essa etapa a empresa entra em contato via telefone para conversarem sobre o seu perfil e explicar um pouco sobre o serviço oferecido. Havendo interesse, eles enviam um link para efetuar o pagamento via paypal no valor de 100 dólares e dão início a programação de agendamento nos Estados Unidos. Um serviço que achei bem interessante que eles disponibilizam é da venda do vestido no site após a compra.

A dica para quem vai estar em Miami e não vai contratar uma assessoria é conhecer o Shopping Coral Gables, na Miracle Mile, que tem várias lojas de vestidos de noiva, uma do lado da outra. Todas pedem para marcar horário, mas se você não teve tempo ou esqueceu, tente chegar mais cedo e com o jeitinho brasileiro você pode conseguir ser atendida. Miami é uma ótima alternativa para quem não fala inglês, já que todo mundo fala Espanhol e eles estão muito acostumados com os brasileiros.

Dicas preciosas:

Defina o quanto quer gastar. Se vai comprar um vestido de 10 mil reais, converta esse valor para a moeda local, já tirando os custos da viagem;

Faça uma lista de lojas com vestidos que você gosta dentro do budget que você escolheu;

Reserve horário nas lojas que quer visitar;

Reserve uma mala somente para o vestido – as companhias áreas geralmente permitem que os brasileiros levem duas malas grandes de até 32kg cada, concentre suas coisas em uma mala e deixe a outra apenas para o vestido.

Fotos: Reprodução Internet

Gostaram?

Bjos,

asssinatura samara