Casamento é tradição independente da religião, o que mudam são as características, mas o significado é universal, duas pessoas que estão dispostas a ficarem juntas e se respeitarem. Separei algumas características de casamentos, de acordo com as principais religiões, e cada uma tem uma particularidade que me encanta e me faz ficar ainda mais apaixonada por esse universo. Espero que se gostem também!

Cerimônia_de_casamento_católica_3

O casamento católico é celebrado na igreja e santificado na indissolubilidade e na fidelidade. Para esse tipo de matrimônio nenhum dos noivos pode ter sido casado anteriormente, já que a igreja católica não permite um segundo casamento. A cerimônia dura em torno de uma hora e inclui salmos, leituras, votos matrimoniais e a troca das alianças. É comum a noiva usar vestido de cor clara, véu e grinalda. Um dos principais momentos é quando o padre questiona os noivos sobre a vontade de se casarem e serem fiéis um ao outro.

0151Ricardo-Cintra-Fotografia__RIC0443

Para as igrejas evangélicas o casamento não é um sacramento, não há rituais e os noivos não realizam um juramento, mas sim um compromisso conjugal. A cerimônia é conduzida pelo pastor que conhece a história dos noivos para fazer a benção especial de acordo com a história do casal. Há uma grande liberdade nas músicas a serem tocadas, sendo muito comum a execução de hinos e cantos. A quantidade de padrinhos também é um diferencial, já que normalmente é convidado apenas um casal, sendo a madrinha é responsável por segurar o buquê da noiva e o padrinho por passar as alianças na hora da benção.

Casamento-evangelico-e1400628724307

O casamento judaico é um dos mais animados. A cerimônia pode ser conduzida por um rabino ou qualquer judeu sábio que seja mais velho e idoso na comunidade. Nesse tipo de matrimônio as bênçãos são realizadas dentro de uma Chupá, que é um lugar feito especialmente para abrigar os noivos na hora da cerimônia e que deve ter quatro pilares, aberta dos lados e coberta em cima. Isso simboliza o passado, presente e futuro e o novo lar a ser formado pelos noivos.

Um dos rituais mais marcantes é a quebra do copo pelo noivo, onde todos os convidados  gritam Mazel Tov (que significa Sorte) e representa a destruição do antigo Templo de Jerusalém. A famosa dança na cadeira é fundamental também! É costume que os noivos não levem nada nos bolsos, nem usem joias durante a cerimônia para indicar que cada um é aceito pelo outro por aquilo que é e não por causa das suas posses. A aliança precisa ser de ouro sólido, simples e lisa, sem qualquer desenho ou pedras preciosas para que represente um simples círculo inquebrável e ilimitado entre o casal.

81d96a0b8121005555b67f1b0032c655

casamento judaico 2

No islamismo as mulheres muçulmanas não podem casar fora da sua religião, mas os homens sim! O vestido de noiva geralmente são de cores fortes sendo o vermelho a cor mais tradicional. O tradicional vestido branco, véu e grinalda utilizados no casamento cristão são utilizados pelas noivas árabes. Para todas as mulheres islã é necessário que os pés e mãos sejam cobertos por henna, sendo que as tatuagens podem ser feitas apenas por mulheres solteiras. Ao noivo também é colocado um símbolo sob a forma de um sinal.

casamento-muçulmano-2

casamento-muculmano-02

casamento-islamico

Espero que tenham gostado!

Crédito das fotos: Reprodução Internet

Bjo,

asssinatura samara