Hoje, eu quero conversar com vocês sobre uma batalha que algumas mulheres precisam enfrentar: a luta pela vida e vencer uma doença por amor.

Em Outubro, acontece o movimento Outubro Rosa, que tem como foco alertar as mulheres a respeito do câncer de mama.

De acordo com o Inca, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Só em 2016, por exemplo, tivemos mais de 57 mil novos casos.

Diante desses números, foi preciso iniciar uma campanha de prevenção a doença e da importância do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa é um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos com ações isoladas que pretendiam informar as pessoas a respeito do câncer no mês de outubro. Em 1997, após o Congresso Americano estabelecer esse mês como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, o movimento ganhou força e espalhou-se por todo o planeta.

Nós da equipe da S-Cards, sempre estivemos engajados com essa campanha e estamos vindo através deste post lembrar o quanto é importante fazer regularmente o auto exame de mama.


Inspirada nisso, refleti muito sobre a importância das pessoas que amamos no momento da descoberta e tratamento da doença, assim como no caso da esposa do Marcos Mion: Mãe de três filhos, ano passado Suzana Gullo venceu o câncer de mama com o apoio do apresentador e de toda família.

Por isso, a minha dica de hoje é bem simples: faça sempre o autoexame de mama e, diante de qualquer problema ou dúvida, procure o seu médico.