O Natal já está aí, e logo mais vem o réveillon. Fazer uma decoração especial na casa para as festas e confraternizações de final de ano exige criatividade e atenção aos detalhes, por isso preparamos algumas dicas e ideias para te inspirar na hora de montar a mesa.

Na mesa de Natal, o que não pode faltar é um arranjo no centro, ou na lateral, segundo o arquiteto e designer, Nelson Machado e o arquiteto Alexandre Weiss, do escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores. “Sem essa decoração especial, a mesa vai continuar sendo uma mesa elegante, mas que pode ser preparada para qualquer outro evento. Então, para essas ocasiões, o que não pode faltar são os detalhes natalinos ou de ano novo”, explica Machado.

Se a mesa é grande e vai sobrar espaço, pode ser usada apenas uma das pontas para as louças e, na outra, criar uma composição com objetos decorativos. Para os arranjos na mesa, em aparadores e outros pontos dos ambientes sociais da casa, vale abusar da criatividade. É possível usar louças como base, como taças, porta bolos, pratos, entre outros, com detalhes natalinos, flores, fitas e outros itens. Dourado ou prateado podem trazer elegância ao decor.

Um problema comum é não ter louças suficientes do mesmo ‘jogo’ para servir todos os convidados. Quando isso acontece, não precisa sair correndo comprar mais, segundo os arquitetos. “Muitas vezes as pessoas têm em casa jogos de jantar para 4 ou 6 pessoas, então para arrumar uma mesa maior, para 10 ou 12 lugares, por exemplo, uma boa saída é misturar e recombinar as louças disponíveis”, indica Machado. Isso pode ser feito tanto com as louças, como com as taças e copos, sousplats, jogos americanos e mesmo com os guardanapos. “Basta combinar as cores e compor de maneira harmônica e elegante. Se for com tons mais neutros, não tem erro!”, indica.

Mas lembre-se, é sempre bom ter cuidado com exageros. “É comum que as decorações de Natal e Ano Novo tenham muito brilho, ou mesmo muita cor. Mas, mesmo assim, é importante que a mesa valorize a decoração da casa, e não chame mais atenção que todo o resto, ficando exagerado”, aconselha.

Confira duas composições diferentes para se inspirar:

Mesa montada por Machado e Weiss, com dourado, vermelho e verde nos detalhes, e tons pastéis (bege, branco, louça branca e transparente) como base. (Crédito da foto: Kauana Betchloff)

O arranjo especial no centro da mesa garante o clima natalino em todo o ambiente  (Crédito da foto: Kauana Betchloff)

Dois jogos diferentes de taças e de sousplat foram misturados para a composição da mesa (Crédito da foto: Kauana Betchloff)

Esta mesa é versátil, pode ser usada em qualquer festa ou confraternização de final de ano  (Crédito da foto: Bianca Santos)

Os profissionais optaram por uma decoração clean, com cores neutras, sem dar muito destaque a referências natalinas mais clichês  (Crédito da foto: Bianca Santos)

O arranjo decorativo foi disposto em uma das pontas da mesa, enquanto a outra recebeu as louças (Crédito da foto: Bianca Santos)

Gostaram?

Bjo,