Um dos momentos mais tensos e estressantes do planejamento do Grande Dia para muitos noivos é a lista de convidados. Saber quem e quantas pessoas convidar pode ser muito mais difícil do que se imagina. Porém é a tão temida lista que vai nortear todas as outras decisões.

12 - 1363489_51035749

É preciso ter uma noção básica do número de convidados para saber onde realizar a cerimônia e a festa, por exemplo. Para isso, uma forma de começar a lista é estipulando quanto de dinheiro o casal quer gastar no casamento, para fazer o cálculo de convidados dentro de um orçamento fechado.

Woman Reading Long List --- Image by © Images.com/Corbis

Outra maneira é começar pela lista de convidados de ambos, fazer as contas e começar a cortar! É normal que os casais queiram convidar todos que de alguma maneira estiveram presentes em suas trajetórias, porém é preciso entender o preço que se paga por cada convidado.

3 - como-montar-lista-de-convidados-de-casamento1

O casamento é uma festa especial e íntima, dessa maneira os noivos vão querer amigos queridos que torçam por sua felicidade. Começar a lista pelos bisavós, em seguida pelos avós, tios, primos, padrinhos e amigos é uma boa tática.

10 - IMG_20140213_143532

Depois de fazer a lista de todas as pessoas importantes para o casal, é justo e educado permitir que os pais também convidem alguns amigos, afinal é um momento de muito orgulho para eles! Uma boa ideia é dar uma cota de convidados para cada um e explicar o custo de cada convidado, para que eles entendam o lado de vocês.

Quanto aos amigos de trabalho, se não for convidar ninguém é melhor evitar comentários. Se for convidar alguns, a prioridade deve ser para aqueles que vocês têm uma relação fora do ambiente de trabalho. E o mais importante, nunca coloque o convite no mural, pois dá a entender que todos estão convidados.

Feita a lista, é importante considerar algumas perguntas sobre a relação do casal com os convidados para saber se realmente deve convidar todos eles. Analisem se aquela pessoa vai até sua casa, se está sempre querendo saber como vocês estão, manda lembranças no aniversário, se ela faz tudo isso, então certamente é uma pessoa que merece e quer estar sempre perto de vocês.

2 - guestlist

Outra dica importante é ter uma atenção especial aos dizeres do convite. Se é para uma determinada pessoa, escreva somente o nome dela. Coloque o nome da pessoa juntamente com o termo “e família” apenas se for extenso a todos de fato. Seja objetivo para não ter surpresas perto da festa.

9 - checkliste-hochzeitsplanung

Falando em não ter surpresas, é super válido também vocês pedirem para as pessoas confirmarem a presença. Não é falta de educação alguma e vocês conseguem ter um controle maior quando a festa estiver chegando.

Lista redonda e fechada, ansiedade a mil. Agora é colocar a mão na massa e planejar cada detalhe do Grande Dia!

Crédito das fotos: Reprodução Internet

asssinatura samara