No frio nada melhor que se deliciar com as melhores comidas que a temporada de inverno proporciona: fondue, chocolate quente, doces, hummmm. A verdade é que nessa época do ano o corpo pede por mais alimentos, o que acaba acarretando em uns quilinhos a mais, infelizmente =(  Fica difícil seguir a dieta e o ponteiro da balança dispara! Mas há salvação, acredite! Tem coisa que combine melhor com frio do que uma deliciosa sopa e além de tudo, saudável?  A dica é investir em receitas fáceis, práticas e, o melhor de tudo, lights! A nutróloga Liliane Oppermann separou algumas tentações que precisamos ser firmes e evitar para evitar os quilinhos a mais, além de dar deliciosas receitas  com composições de alimentos super saudáveis e benéficos para o organismo, como cenoura, brócolis e tomate. Vamos lá!

massas-frescas

Tentação 1: comer muitas massas

Para não deixar a massa mais gorda, opte pelos molhos à base de tomate. Evite molhos à base de queijo e aposte em molhos à base de tomates, que são menos calóricos e gordurosos. Trocar a massa refinada por integral também ajuda no controle do peso. A massa integral tem mais fibras e mantém a saciedade por mais tempo.

Tentação 2: alimentos com manteiga ou creme de leite

Esses alimentos são calóricos e fontes de gorduras ruins. Eles podem ser substituídos, dependendo da receita, por creme vegetal, leite, iogurte desnatado e maionese.

doces_casa

 Tentação 3: extrapolar nos doces

Quando aparecer aquela vontade de comer um docinho, não há problemas: opte por um tipo e tente se satisfizer com apenas uma porção ou pedaço. A palavra-chave é a moderação.

Tentação 4: exagerar na quantidade de açúcar

Diminuir a quantidade de açúcar nas receitas também é uma ótima opção. Prefira o adoçante ou o açúcar light ao açúcar ou, se possível, tente se acostumar com o sabor amargo e não adoce a bebida. Com o passar do tempo, nosso paladar começa cada vez mais a se adaptar ao sabor menos doce.

2lx03uxuh1oesycknluwbs3dd

Tentação 5: consumir mais pão

Há também uma tendência em exagerar na quantidade do pãozinho ou torrada como acompanhamento. Para evitar o exagero, separe apenas um pedaço e dê preferência ao pão integral.

Tentação 6: “engordar” as sopas

As sopas de legumes são ótimas opções. No entanto, evite incrementá-las com creme de leite e farinha refinada.

prepare-saladas-mais-saudaveis-1

Tentação 7: não consumir salada e vegetais

Com a queda de temperatura, é comum a saladinha ficar menos atrativa. Mas de forma alguma os alimentos dos grupos das hortaliças devem ser deixados de lado! Aposte em preparações refogadas e ao vapor, como couve, brócolis, cenoura, vagem etc.

bebidaquente.6200

Tentação 8: bebidas de inverno

Chocolates quentes, cappuccinos, frapuccinos e bebidas dos gêneros são extremamente calóricas, ainda mais se tiverem chocolate extra, chantilly, marshmallow…). Em cafeterias ou máquinas, essas bebidas contêm essências, que deixam a delícia ainda mais calórica. Alguns copos chegam a ter mais de 300 calorias! Para não passar vontade, a dica é fazer sua bebida você mesma. Chocolate quente? Use leite desnatado e achocolatado light ou cacau em pó. O cappuccino segue a mesma receita, mas feito com café. Outra dica: leite quente polvilhado com canela e adoçante… Tem gostinho de inverno!

logo_500_200

Sopa de cenoura

Ingredientes:
500g de cenoura cortada em rodelas
1 e ½ litro de água
1 cebola
2 dentes de alho
1 talo de salsão
1 tomate sem pele e sem semente
Sal a gosto
1 col. (chá) de adoçante em pó, próprio p/ ir ao fogo
1 col. (sopa) de tomilho
1 xíc. (Chá) de leite desnatado
1 col. (sobrem.) de azeite
1 xíc. (chá) de folhas de espinafre (usar somente as folhas)

MODO DE FAZER
Cozinhe a cenoura na água junto com a cebola, 1 dente de alho, o salsão, o tomate, o sal e o adoçante. Deixe cozinhar até que as cenouras fiquem macias. Por último, coloque o tomilho e cozinhe mais 3 minutos. Deixe esfriar. Bata no liquidificador com o leite. Passe pela peneira. Numa panela, coloque o azeite, o restante do alho e refogue. Adicione a sopa e ferva. Desligue o fogo e acrescente o espinafre. Misture bem e sirva quente.
Tempo de preparo e calorias: 45 minutos/4 porções/162 calorias cada.

sopa-de-cenoura-600x330

Sopa de brócolis

Ingredientes:
1 col. (sopa) de azeite
1 cebola ralada
2 dentes de alho picados
3 tomates sem pele e sem sementes picados em cubos.
1 maço de brócolis bem picado!!! (usar somente os floretes)
2 litros de água
2 cubos de caldo de carne
1 xíc. (chá) de leite desnatado c/ 2 fatias de pão diet s/ casca batido no liquidificador para engrossar a sopa
2 col. (sopa) de ricota defumada e ralada

MODO DE FAZER
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Deixe refogar. Adicione o tomate e os brócolis. Mexa bem durante 5 minutos. Adicione a água e o caldo de carne e ferva até que o brócolis fique macio, mas não desmanche. Junte o leite com o pão e misture bem até engrossar. Na hora de servir, polvilhe a ricota defumada ralada.
Tempo de preparo e calorias: 40 minutos/4 porções/178 calorias cada.

sopa-de-brócolis

Sopa de Tomate

Ingredientes:
1 col. (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
3 cebolas picadas
8 tomates médios e maduros
Sal a gosto
3 xíc. de caldo de galinha
½ col. (sobrem.) de gengibre cortado em lascas finas
½ col. (café) de noz-moscada
1 xíc. (chá) de cebolinha
1 pote de iogurte natural desnatado s/soro temperado com sal e noz-moscada

MODO DE FAZER
Em uma panela de pressão, coloque o azeite, o alho, a cebola e doure. Acrescente os tomates e refogue. Coloque o sal e o caldo. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Deixe esfriar e acrescente o gengibre, a noz-moscada e ½ xícara de cebolinha. Bata esse caldo no liquidificador até obter um creme. Passe pela peneira. Leve ao fogo novamente e ferva por 5 minutos. Coloque a sopa em pratos individuais e, no centro, uma colher do iogurte temperado e polvilhe o restante da cebolinha picada.
Tempo de preparo e calorias: 40 minutos/4 porções/195 calorias cada

shutterstock_147554894

Sopa de abobrinha

Ingredientes:
1 col. (chá) de óleo de canola
2 cebolas médias bem picadas
1 kg de abobrinhas verdes (pequenas)
4 xíc. (chá) de água fervente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 col. (chá) de curry
Salsa e cebolinha para decorar

MODO DE FAZER
Aqueça ½ colher (sopa) de óleo de canola e doure uma cebola. Junte as abobrinhas picadas em pedaços médios e refogue por uns 2 minutos. Acrescente a água fervente, o sal e a pimenta-do-reino a gosto e cozinhe por 20 minutos. Adicione o curry e bata tudo no liquidificador ou no processador de alimentos, até formar um creme homogêneo. Decore com salsa e cebolinha picadas.
Tempo de preparo e calorias: 40 minutos/6 porções/82 calorias cada.

sopa-abobrinha-620x330

FONTE: Médica Nutróloga Dra. Liliane Oppermann

Fotos: Reprodução Internet

Gostaram das dicas e receitas?

Bjo,

asssinatura samara