Pessoal, agora teremos a colaboração da querida Pamela Magalhães, que é psicóloga especialista em relacionamentos, e estará aqui falando sobre diversos assuntos que podem ajudar a melhorar a vida do casal. Para começar essa parceria de sucesso ela elaborou uma lista com atitudes cafonas e outras com ações românticas, quando se fala em amor. Antes vamos entender a diferença entre os termos: cafona é tudo aquilo que está por fora: fora do tempo, fora de época, ultrapassado, “careta” e descabido.  Já romântico sugere delicadeza, sensibilidade, emoção, entrega, ou seja, ser romântico está bem longe de ser cafona.

Confira as dicas!

Flores e/ou bombons para a amada: Romântico

A atitude é antiga, mas não ultrapassada. Flores sempre serão bem-vindas! Receber bombons então é uma atitude extremamente sedutora e pode estar repleta de “boas intenções”…  Não há uma mulher que não se sinta prestigiada com belas flores e/ou uma caixa de bombons. Considero a atitude elegante e muito educada!

rosa

Abrir a porta do carro para a dama: Romântico

Claro que muitos dirão que esta atitude está ultrapassada e que as mulheres conquistaram tanta coisa e não precisam mais dessa frescura. Porém, há controvérsias! Estou para ver uma mulher que não considere um ato de cavalheirismo um homem abrir-lhe a porta do carro para garantir sua segurança.

c2a396_ed242e531f494eaeaae0d4b5229fe9cf

Pagar a conta do jantar: Romântico

Não acho que é uma obrigação, mas principalmente no primeiro encontro, acredito que esse ato seja bem delicado. A grande maioria do mulheril é independente e pode sim arcar com suas contas, mas algumas doses de cavalheirismo ainda vão muito bem e nada tem de cafona nisso.

-10363725377752976a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c

Atitudes excessivamente machistas: CAFONA

Foi-se o tempo que o homem mandava na roupa da mulher, no horário que ela voltava do trabalho e investia na castração da mesma quanto seu sucesso no trabalho. Esse comportamento é pra lá de cafona e nos dias de hoje não tem o menor cabimento.

Machismo-e-Feminismo-As-filosofias-da-solidão

Comemorar aniversário de namoro/casamento: Romântico

Essencial, importantíssimo! Comemorações são fundamentais para a chama da paixão permanecer acesa em todas as relações! É sempre muito gostoso receber presentinhos, comemorar com um jantar, ou mesmo uma noite caliente, mais um mês, um ano, ou décadas juntos!

romantic_dinner-604420

Traição: CAFONA

Nos dias de hoje assumir um compromisso e sair traindo a(o) parceira(o) é o fim da picada! Estamos na era da liberdade, só namora e casa quem realmente quer, e ainda assim “pular a cerca”, essa atitude é extremamente arcaica e ultrapassada. Quer ter mais de uma parceira? Fique solteiro.

maxresdefault

Ciúme excessivo: CAFONA

Ninguém quer perder o que ama, e é muito natural nos incomodarmos quando nosso parceiro é cortejado na nossa frente ou mesmo ficarmos um pouco ressabiadas quando ele sai de casa lindo demais e estará longe do nosso alcance. Agora, fazer da vida do outro um inferno em função da nossa insegurança? Nem pensar, não é nada justo e além do mais o relacionamento passa a ser insuportável.

Ciumes-3

Fantasiar-se: Romântico

Engana-se quem pensa que vestir fantasias, belas lingeries para o parceiro é algo cafona. Muito pelo contrário, mostra interesse, esquenta a relação e dá um UP na libido. Experimente e surpreenda-se!

EX-BBB-Laisa-exibe-looks-de-lingerie-para-arrasar-no-Dia-dos-Namorados-5

Aliança de compromisso: Romântico

Claro que é só um símbolo, mas pode fazer uma enorme diferença para a relação e para quem recebe. Nos sentimos ainda mais valorizados e levados à sério com essa atitude.

20150324_wedding_bands_3x2_v1

Escancarar nas redes sociais a intimidade do casal: CAFONA

Péssima mania de alguns casais. Preserve a intimidade de vocês, existem atitudes, lugares, e situações que são apenas do interesse do casal, o restante dos amigos não tem nada a ver com isso. Expor demais a vida privada, poderá gerar inveja e o pior…cobiça! Aconselho uma boa triagem do que resolverem postar.

3669a3323606d278039450b2e97d8b26

Escrever cartas de amor: Romântico

O tempo passa, mas não há quem não fique encantando com um cartão ou uma carta apaixonada. Se vier depois de uma noite de amor então, mais perfeito ainda! Pena que atualmente esse movimento é tão raro. Fica a dica aos apaixonados…

postagem

Apelidos íntimos em público: CAFONA

Ok, relacionamentos geram apelidos carinhosos, meigos, mas vamos mantê-los entre o casal? Nada de ficar gritando “Mozão” pra cá, “Bebê” pra lá na confraternização da empresa dele ou mesmo na reunião dos amigos dela. Essa atitude pode ser extremamente desconfortável e constrangedora.

1508841812

Falta de individualidade: CAFONA

Programas a dois são deliciosos, mas não é porque você está namorando ou casado, que não poderá mais sair com seus amigos ou mesmo fazer programas sem o seu parceiro. A individualidade é importantíssima e faz-se necessária sempre! Relacionamentos grudados, simbióticos, são desgastantes para aqueles que estão nele e para amigos e familiares ao redor que não acessam a relação.

amigas

Demonstração de carinho em público: Romântico

Beijos, abraços e carinhos em público podem e devem acontecer, desde que se respeite o local e use o bom senso para não exagerar ou mesmo encabular amigos e pessoas ao redor. Agora, tomadas as devidas proporções, carinhos são sempre deliciosos e alimentam a autoestima do casal

imagesingle8

Fonte: Pamela Magalhães, psicóloga especialista em relacionamentos.

Crédito das fotos: Reprodução Internet