Meninas,

Uma das mais importantes e difíceis decisões da noiva é escolher o vestido que vai usar no casamento. Há tantas referências nas redes sociais, blogs, revistas e sites internacionais que as noivinhas correm o risco de se perderem com tanta informação. O ideal, neste caso, é saber filtrar. Aquilo que mais agrada com aquilo que funciona.

vestido-de-noiva-ultima-prova

Para ajudar vocês nesta busca, a estilista de noivas Luciana Collet listou dez dicas práticas para não errar na hora de fechar o vestido de noiva.

  • Faça uma pesquisa de estilo. Que tipo de roupa você gosta de vestir? Quais decotes mais te favorecem? Quais modelos são mais adequados para seu tipo físico?
  • Faça uma pastinha com todas as suas referências. Você pode se sentir meio perdida no começo, confusa com tanta informação que vai receber sobre o assunto. Se organize para tentar entender quais ideias pretende seguir e quais descartar. Nessa hora, profissionais com experiência na área podem te ajudar a manter o foco.
  • Entenda o perfil do seu casamento. Pense no local da cerimônia: será religiosa? Na igreja, no espaço da festa ou algum templo? E a festa? Vai ser na praia, no campo, em um hotel, na casa da família? Qual horário marcado? Qual estilo pretende pra sua festa: clássico, despojado, contemporâneo? Enfim, é preciso pensar nos principais aspectos que vão definir o perfil do seu evento.
  • Determine um orçamento para o vestido. Com essas informações, entre em contato com os estilistas que mais te agradaram durante a pesquisa para entender qual encaixa melhor dentro das suas expectativas financeiras.
  • Seja sincera com o estilista. Todas as suas ideias e expectativas devem ser passadas para o estilista para que, juntos, vocês cheguem no melhor modelo de vestido. O trabalho do estilista é analisar todos os pontos e fazer sugestões de modelos que mais se adequam ao seu estilo e ao perfil do seu casamento, uma criação que no final alcance seu sonho.
  • Confie no profissional que você esta contratando. Faça uma avaliação ampla: a definição do estilista que fará o seu vestido vai além do modelo criado. Pense que você vai conviver com este profissional durante muitos meses e que ele fará a peça de roupa mais importante da sua vida. Por isso, deve existir uma empatia entre noiva e estilista e, acima de tudo, deve existir confiança. Além disso, ele pode te ajudar a definir quais penteados, estilos de maquiagem, joias e sapatos são mais adequados para serem usados com o seu vestido de noiva.
  • Pare de procurar. Ao definir o estilista e o modelo, não busque mais referências de modelos e estilistas. Isso só vai te confundir e atrapalhar o processo de confecção do vestido.
  • Seja decidida, mas sinta-se à vontade para fazer as mudanças que achar necessárias ao longo do processo. Um vestido feito sob medida permite que mudanças sejam feitas, pois é uma construção a cada prova. Costumo dizer que não é você que tem que ser adaptar ao vestido, mas o vestido tem que ser ideal para você. Se, ao longo do processo, achar que há modificações que deseja fazer, não tenha medo de conversar com seu estilista para entender se as mudanças são adequadas ou não.
  • Cuidado com os palpiteiros! Família e amigos costumam ter participação na escolha do vestido, mas você precisa ter muito claro na sua cabeça aquilo que quer para o vestido para que possa saber quais opiniões são pertinentes e quais não são. E, claro, muita paciência para lidar com todas as opiniões com muita delicadeza!
  • Seja atemporal. O vestido de noiva não é uma fantasia. O vestido de noiva deve traduzir a personalidade de quem o veste, evidenciando seus pontos fortes e minimizando os fracos. Também deve ser um modelo que a noiva olhe nas fotos daqui 20 anos e ainda considere como a sua melhor escolha.

photoLuciana Collet é estilista especializada em vestidos de noivas couture. Formada em Negócios da Moda pela Anhembi Morumbi, deixou sua posição estável em uma multinacional da moda para realizar seu grande sonho: se dedicar exclusivamente à criação de vestidos de noiva e festa. Fez diversos cursos na área como Tecnologia Têxtil, Técnicas de Costura e Acabamentos e Comprador de Moda, ambos pelo Senac – São Paulo, Draping Techniques e Fashion Business Management, pelo Fashion Institute Of Technology (FIT), de Nova York, além do MBA em Varejo e Mercado de Consumo, pela FIA, o que ajudou a desenvolver seu faro empreendedor. Desde 2011 atende mulheres que estão em busca de vestidos clássicos, exclusivos e atemporais em seu atelier em São Paulo.

Serviço:

Ateliê Luciana Collet
Rua Itapé-Açu, 97 – Cidade Jardim
Telefone: 3774-4571
www.lucianacollet.com.br